|
|

Semana 3 - Quarta-feira

Série: O MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

Mensagem: QUERO QUE SAIBAIS... – (1 CO 11:3, 12)

Leitura Bíblica: 1 Co 11:1-3, 23; 2 Co 4:3-6

Ler com Oração: Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei (1 Co 15:1-2a).

Kit especial: O ministério da nova aliança - CONECTADOS COM DEUS + CORRER PARA VENCER

R$ 20,00




CONHECIMENTO INTERIOR APLICADO

A partir de hoje, abordaremos 1 Coríntios 11 sob o enfoque dado no primeiro volume desta série do Alimento Diário, que é uma aplicação do princípio do ministério da nova aliança. Portanto guardemos os princípios relacionados a isso. Neste versículo, lemos: “De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei” (v. 2). Paulo nos mostra que ele nos entregou algo. Ele diz: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei” (v. 23). Então um ministro da nova aliança recebe e entrega. Ele entrega o que recebeu do Senhor. E ainda mais: “retendes”. O que recebemos temos de reter, temos de guardar, aplicar e praticar, porque nos foi dado pelo Senhor. Precisamos compreender o coração de Deus. Ele deseja algo tremendo na vida de cada um de nós: tornar-nos ministros da nova aliança. Para isso, Ele não somente fala as palavras, mas também nos dá caminhos práticos e espera que andemos neles.

“Quero, entretanto, que saibais” (1 Co 11:3a). Há certas coisas que precisamos saber. Esse, porém, não é um saber exterior, que não muda nossa vida, nosso viver. Estamos falando de um saber interior, que traz revelação, porque isso, sim, nos transforma. É um saber que nos leva a uma experiência que causa mudança em nós.

Vejamos um exemplo: muitas pessoas sabem que fazer exercício físico é bom para a saúde, porém quantas de fato praticam? Simplesmente saber que exercício físico é bom para a saúde muda a vida de alguém? Para a maior parte das pessoas, não. Há, porém, os que se exercitam. Eles têm um saber interior. Para muitos, o que acontece é que sabem e não praticam, mas um dia, de repente, numa consulta de rotina, o médico olha para um deles, fica assustado, arregala os olhos e diz: “Eu não sei como você ainda está vivo!”. A pessoa diz: “Que aconteceu, doutor?”. E o médico responde: “Você está mal. Para se salvar, você precisa praticar exercícios físicos”. Daí, no dia seguinte, ele passa a praticar. Ele recebeu uma “revelação interior”. Outros tiveram infarto ou alguma doença grave e se tornam bem aplicados, mudam para uma alimentação saudável e fazem exercícios. Agora possuem um saber com revelação interior. Espiritualmente, é esse saber que necessitamos buscar diante do Senhor. É um saber que vem por meio da luz, da revelação de Deus. É um saber que nos leva a conhecer o Senhor e muda nossa vida.

“Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (2 Co 4:6). Observe, porém, o que Paulo fala nestes versículos: “Se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (vs. 3-4). Prestemos atenção: o deus deste século faz uma coisa – cega nosso entendimento, pois não quer que recebamos revelação. Que o Senhor tenha misericórdia de nós para que nosso conhecimento não seja superficial, exterior e objetivo, mas interior, subjetivo, a partir da luz e da revelação divina, e que cause uma real mudança em nossa vida!





Pergunta: Como tem sido seu conhecimento com relação ao ministério da nova aliança: objetivo ou subjetivo?

Meu Ponto Chave:

_________________________________________________________________

Leitura de Apoio da Semana:

“Consagração” – Dong Yu Lan.

“A genuína autoridade e submissão” – caps. 1-4 – Dong Yu Lan.

“Amar a vinda do Senhor” – cap. 6 – Miguel Ma.


Desenvolvido por Centersite - Editora Árvore da Vida © 2020 - Todos os Direitos Reservados